domingo, 15 de setembro de 2013

Banda Shadowside

Shadowside é uma banda brasileira de heavy metal formada em 2001 na cidade de Santos - SP. O grupo teve como primeiro lançamento, um demo EP auto-intitulado, a imprensa especializada local não poupou elogios, no qual os ajudou a construir uma base considerável de fãs. A banda já fez turnês pelos Estados Unidos e pela Europa, e já abriu shows de Nightwish, Helloween, Primal Fear, Shaman e Iron Maiden. A banda também já participou de grandes eventos internacionais como "Flight of the Valkyries" e "Rocklahoma".


Biografia: Em 2000, quando Dani Nolden e Bill Shadow decidiram se desligar da Cristal Mirror, banda de heavy metal melódico, por falta de ambição dos outros músicos. Com muitos planos, os dois partiram em busca de novos parceiros que partilhassem de suas ideias para a realização de um novo projeto, com propostas sérias e diferentes.

O primeiro a se juntar ao grupo foi Ricky Slater, jovem e extremamente talentoso guitarrista, trazido por seu amigo Bill. Agora o trio começava o processo de composições, enquanto procuravam os integrantes ideais para o início do trabalho.
Encontraram o baixista Arc Ray, que tocava em bandas de pop rock, mas buscava uma banda em que pudesse fazer o estilo que realmente gostava. Quase completo, o grupo agora buscava a última peça. Após testes com diferentes bateristas, a banda continuava incompleta.
Nesse período, Dani Nolden esteve por um curto período em uma outra banda, da qual fazia parte A.S. Rock. A empatia foi imediata, e ele então veio a completar o line up da nova banda.
A banda iniciou atividades na cidade de Santos – SP em 2001 com o lançamento de um EP independente, seguido de uma turnê nacional que incluiu shows de abertura para bandas como Nightwish e Primal Fear. Com isso, a banda passou a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional e seu trabalho passou a ter repercussão até mesmo em alguns lugares da Europa e Japão, tendo praticamente esgotado todas as cópias colocadas no mercado em apenas um ano de existência. Esse desempenho fez com que fossem convidados para realizar apresentações com o Shaman, no final de novembro de 2002, em S.José do Rio Preto e com a banda alemã Primal Fear, em turnê pelo Brasil, em Dezembro de 2002, em São Paulo (Via Funchal) e em Porto Alegre (Bar Opinião), palcos que já receberam diversos artistas de grande porte, nacionais e internacionais.
No fim de 2002 sai o baixista Arc Ray e entra Luca de Santis, que faz sua estréia em abril de 2003, nesse show o Shadowside fez a abertura para o Shaman.
no inicio de 2004 sai o baterista A.S. Rock por motivos pessoais e entra Fabio Buitvidas.
O "hype" criado em torno da banda gerou altas expectativas pelo primeiro álbum complete, “Theatre of Shadows”, lançado em 2005 e um sucesso nacional instantâneo. A formação que gravou o album foi Dani Nolden nos vocais, Bill Shadow e Ricky Slater nas guitarras, Lucas de Santis no baixo e Fabio Buitvidas na bateria. Fechando o "cast", o músico Fabiano Rutigliano foi convidado para assumir os teclados ao vivo.
O grupo foi escolhido como banda de apoio para o Helloween na turnê brasileira de 2006. Desde então, a Shadowside tem estado na estrada com freqüência no exterior, tendo feito cinco turnês pelos Estados Unidos, que lhes rendeu o apelido de “Brazilian Metal Hurricane”, dado pelo público daquele país. Alguns dos artistas com quem eles já dividiram o palco foram Iron Maiden, Kittie, Divine Heresy, Death e Sepultura.
Em meados de 2006 sai o baixista Luca de Santis no meio da turnê de divulgação do primeiro album e entra Fernando Peto, que estréia dia dia 3 de dezembro, no Jaguariúna Rock Festival, realizado na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, Peto fica na banda até o segundo semestre de 2008.
Em Agosto de 2009, foi lançado “Dare to Dream”, o segundo álbum, apenas no Brasil. Este disco, que contou com profissionais de renome como Dave Schiffman (System of a Down, Audioslave, Avenged Sevenfold e outros) e Howie Weinberg (Aerosmith, Iron Maiden, Metallica, Pantera e outros).
A formação do album foi Dani Nolden nos vocais e teclados, Fabio Buitvidas na bateria, Raphael Matos na guitarra e Edu Simões no baixo.
A banda se atreveu a mudar o direcionamento e escolheu um som mais cru e direto. A ideia foi aceita imediatamente pelos fãs e o álbum foi um dos mais vendidos discos de Metal no país, de acordo com pesquisa feita mensalmente pela revista Roadie Crew.
Em abril de 2010 a banda lança seu primeiro video clipe, a música escolhida foi "Hideaway” do album “Dare to Dream”. O clipe, dirigido, produzido e editado por Luiz Felipe Amorim, tem como cenário uma oficina abandonada na cidade de Santos (SP). Além da banda em performance, a vocalista Dani Nolden interpreta a personagem principal. Segundo a cantora, a canção fala "sobre uma adolescente maltratada, incompreendida, que a vida toda é colocada pra baixo pelos pais e pela sociedade. No caso, a mãe acusa ela de fazer máscaras por afronta, por desrespeito, pra ser agressiva, enquanto tudo que ela quer é se expressar". No clipe aparece o novo baixista, Ricardo Piccoli.
Em Junho de 2010, o álbum foi lançado na Europa e a banda embarcou para o velho continente para uma turnê de quase dois meses de duração com o W.A.S.P. , que passou por diversos países como Itália, Espanha, Alemanha, Holanda, Suíça, Inglaterra, Escócia, Gales, Irlanda do Norte, Irlanda, Hungria, Polônia, Lituânia, Estônia e terminando na Finlândia.
Shadowside entrou em estúdio novamente no início de 2011 para gravar novo material, intitulado “Inner Monster Out”, com o produtor Fredrik Nordström (Arch Enemy, Evergrey, Dimmu Borgir, Bring me the Horizon, In Flames e outros). Com participações especiais de Björn“Speed’ Strid (Soilwork), Niklas Isfeldt(Dream Evil) e Mikael Stanne (Dark Tranquillity) na faixa-título, e Roger Moreira (Ultraje a Rigor) na versão de “Inútil”, faixa bônus para o Brasil, a energia crua das 12 músicas mostra uma banda que não tem medo de tentar, libertando seus “monstros interiores” em um álbum cheio de atitude.
No dia 27 de março de 2011 a banda abre o show do Iron Maiden no HSBC Arena, no Rio de Janeiro.
Em meados de 2011 o baixista Ricardo Piccoli deixa a banda pois se mudou para a Itália, entra Fabio Carito.
Em setembro de 2011 é lançado o segundo clipe, a música escolhida foi "Angel With Horns", O clipe foi filmado em Campinas, com o diretor Thiago Pinheiro do Estúdio Kaiowá.
Em meados de 2012 começou oficialmente a turnê promocional do álbum "Inner Monster Out" com o pé direito. O show realizado na noite dia 13 de julho, no Teatro Guarany, em Santos, teve todos os ingressos vendidos. O evento organizado pela Ordem Cultural dos Headbangers do Brasil e a SECULT - Secretaria de Cultura de Santos, celebrou o primeiro Dia Municipal do Rock na cidade.
No fim do ano a banda faz sua primeira turnê no Nordeste, que passou pelas cidades de Vitória da Conquista (BA), Paulo Afonso (BA), Natal (RN), São Luís (MA), Belém (PA), Caruaru (PE) e Maceió (AL). Apenas o show em Recife (PE) foi cancelado por falta de condições técnicas.
De fevereiro a março de 2013, a banda é convidada para acompanhar o Helloween e Gamma Ray em uma turnê pela Europa. Foram 37 shows, os países foram Espanha, Grécia, Alemanha, Suiça, Polônia, Hungria, Turquia, România, Republica Tcheca, Eslovaquia, Eslovenia, Finlândia, Noruega, Suécia, Turqua, Itália, Bulgária, Bélgica, França e Inglaterra.

Integrantes:
  • Dani Nolden (Vocal)
  • Fabio Buitvidas (bateria)
  • Raphael Matos (Guitarra)
  • Fabio Carito (Baixo)


Ex Membros:
  • A.S. Rock (Bateria) 2001-2004
  • Ricky Slater (Guitarra) 2001-2006
  • Bill Shadow (Guitarra) 2001-2007
  • Arc Ray (Baixo) 2001-2002
  • Lucas de Santis (Baixo) 2003-2006
  • Fabiano Rutigliano (Teclados) 2006
  • Fernando Peto (Baixo) 2006-2008
  • Edu Simões (Baixo) 2009-2010
  • Ricardo Piccoli (Baixo) 2010-2012


Discografia:
  • 2005 - Theatre Of Shadows (Versão Brasileira)
  • 2005 - Theatre Of Shadows (Versão Norte-Americana)
  • 2009 - Dare To Dream
  • 2011 - Inner Monster Out - Download Aqui

Buscas relacionadas:
Download discografia completa da banda Shadowside
Download discografia Shadowside
Download Álbuns da banda Shadowside
Download álbuns Shadowside
Shadowside Discografia Completa
Shadowside albuns download
Download Theatre of Shadows da banda Shadowside
Biografia da banda Shadowside
Integrantes e Ex integrantes da banda Shadowside
Shadowside Downloads